quarta-feira, 14 de março de 2012

Cartas à mamãe e à psicopedagoga


Carta à mamãe



Mamãe,

Ao longo do período letivo do Pedro temos notado avanços e dificuldades também.

Como sabemos, existem alguns problemas que a impede de vir até a escola, achamos melhor comunicá-la por meio desta, para informá-la sobre os rendimentos escolares de seu filho.

Observamos que o aluno Pedro está com dificuldades no aprendizado, porém, aproveitamos também para informá-la que já estamos tomando as devidas providências.

Conto com a ajuda dos pais para darmos continuidade nesse processo de aprendizagem. Através de jogos, desenhos e atividades que possam proporcionar a ele um aprendizado divertido.

Essa etapa é realmente muito delicada e requer bastante atenção, paciência e carinho, esperamos superar os obstáculos juntas, escola e família.

Agradeço e conto sempre com sua compreensão e carinho, pois acima de tudo, está o bem estar do seu filho. Faremos tudo o que for possível para auxiliá-los nessa e em outras etapas da vida.

Professora Maria.





Encaminhamento à psicopedagoga

A/C

Psicopedagoga

Peço, por gentileza, uma orientação sua para o caso abaixo relatado:

Pedro é aluno do primeiro ano, ele está com sete anos, observamos uma dificuldade cognitiva. Apesar de ser um aluno adorável e demonstrar interesse a maior parte do tempo, ele não consegue atingir o nível do restante da classe.

Como deve saber, ele está na fase da alfabetização, e tem apresentado dificuldade em nomear as letras. Ele escreve seu nome, apenas copiando, e quando pedimos para que ele nomeie cada letra, apresenta muita dificuldade e troca vogal oral por nasal, faz confusão de letras ou palavras semelhantes.

Procuro sempre fazer com que ele participe das atividades e o escolho para falar diante dos colegas, ele sorri e gosta de ser chamado, mas mesmo assim não consegue executar as tarefas.

Os outros colegas da turma o incentivam também e o aplaudem quando acerta.

Nas atividades em grupo procuro deixá-lo com os alunos mais avançados para que sirva de apoio e incentivo e constantemente estou intermediando.

Tenho tentado diversos métodos didáticos como: alfabeto móvel, atividades interdisciplinares, jogos, atividades lúdicas e de interação, dinâmica de grupo, diálogo, roda de leitura, etc. Apesar das várias tentativas o aluno não apresentou avanços na aprendizagem, no relacionamento com os colegas e trabalhos em grupo.

Conto com sua colaboração para conseguirmos ajudá-lo nesse momento tão importante de sua vida, o letramento.

Agradeço desde já,

Professora Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário