quarta-feira, 28 de março de 2012

O que caracteriza uma educação de boa qualidade?


O que caracteriza uma educação de boa qualidade?



Quando se pensa em educação de boa qualidade , logo se pensa em profissionais qualificados e muitos conteúdos ; este é um assunto que atrai tanta atenção  e cria muitas polemicas.

Contudo o êxito na educação e sua qualidade é um conjunto de fatores, não podemos negar que ainda devemos dar muitos passos na educação , embora muito já se fez,o papel da escola não é apenas a transmissão de conhecimentos o que para muitos este papel é exclusivo da escolar, no ambiente escolar o maior objetivo é a formação de cidadão, sabendo fazer a transposição didática dos conhecimentos universais que serão ensinados em sala de aula, transformando seus conhecimentos básicos em significativos.

Educação de boa qualidade se concretiza sendo pautada no contexto escolar, um professor dialógico e crianças com oportunidade de aprender a tomar decisões coletivamente,a vivenciar a valia de um diálogo crítico que medie seus conflitos,a lidar e entender  diferenças e divergências.

Como afirma Paulo Freire na reflexão dos saberes necessários para o desenvolvimento dessa práxis: convicção de que a mudança é possível, alegria e esperança, disponibilidade para o diálogo, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, liberdade e autoridade, respeito a autonomia do ser educando,saber escutar,tomada consciente de decisões dentre outros.

A educação se processa de forma a desenvolver todas as características humanas formando assim cidadãos críticos, reflexivos e que compreendam que a cada novo dia , busca-se um novo conhecimento uma criança letrada não é sinal de educação bem sucedida,uma criança que compreenda o que esta escrito é o objetivo maior.





“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário